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![Diagrama de circulação](https://cdn.myportfolio.com/125c9c8f-1384-47e8-baa9-41a68e14c7e1/28b97387-eb99-4cf7-b25b-0b60cee0b7a4_rw_1920.jpg?h=0f215e574018f0eac226a181464fbaaa)
Diagrama de circulação
![Histórico de plantas](https://cdn.myportfolio.com/125c9c8f-1384-47e8-baa9-41a68e14c7e1/49cf2592-d389-429a-83d5-cef2caaae531_rw_1920.jpg?h=0109c9eb1df19c8417414eb0d648734c)
Histórico de plantas
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A Residência Rubem Mendonça – conhecida como Casa dos Triângulos - é obra do final dos anos 1950 e evidencia um processo de reflexão do arquiteto João Batista Vilanova Artigas que será consolidado nos seus trabalhos seguintes, principalmente na FAUUSP . O bloco elevado configura a volumetria geral da construção e abriga um arranjo de pavimentos em meios níveis em torno de um espaço vazio. Tanto na casa quanto na FAUUSP balanços estruturais nas arestas dos volumes conferem leveza em contraponto à massa construída. Na Casa dos Triângulos, o volume superior com estrutura em concreto e fechamento em alvenaria de tijolos recebeu painel artístico projetado por Mario Gruber e executado por Francisco Rebolo artistas que tiveram atuação relevante no panorama artístico brasileiro do século XX .
A casa foi propriedade da Família Mendonça até os anos 2020 quando foi vendida para os atuais proprietários. O projeto apresentado propõe intervenções com o cuidado de preservar os valores reconhecidos da residência ao mesmo tempo que atualiza suas instalações e adapta os espaços para os usos contemporâneos de uma família. Mesmo mantendo a sua função original de residência, a forma de habitar mudou muito desde a construção dessa casa nos anos 1950 para os dias de hoje.
Tombada pelo órgão municipal de preservação de patrimônio em 2018 a casa havia passado por diversas intervenções que não foram devidamente documentadas. Dentre as alterações, muitas das quais interferem na compreensão da residência, destacam-se: instalação da cozinha na área onde era a área de serviço; instalação de ambiente de estar onde era a cozinha; pintura com tinta e massa acrílica, inadequada, sobre o painel artístico da fachada; troca dos caixilhos do pavimento superior; cobertura em telha de amianto sobra a laje impermeabilizada.
A casa foi propriedade da Família Mendonça até os anos 2020 quando foi vendida para os atuais proprietários. O projeto apresentado propõe intervenções com o cuidado de preservar os valores reconhecidos da residência ao mesmo tempo que atualiza suas instalações e adapta os espaços para os usos contemporâneos de uma família. Mesmo mantendo a sua função original de residência, a forma de habitar mudou muito desde a construção dessa casa nos anos 1950 para os dias de hoje.
Tombada pelo órgão municipal de preservação de patrimônio em 2018 a casa havia passado por diversas intervenções que não foram devidamente documentadas. Dentre as alterações, muitas das quais interferem na compreensão da residência, destacam-se: instalação da cozinha na área onde era a área de serviço; instalação de ambiente de estar onde era a cozinha; pintura com tinta e massa acrílica, inadequada, sobre o painel artístico da fachada; troca dos caixilhos do pavimento superior; cobertura em telha de amianto sobra a laje impermeabilizada.
Projeto de Restauro
O projeto elimina as instalações de quarto e banheiro de empregados. Essa diminuição do programa viabiliza uma nova relação com os jardins que circundam a casa. Ao invés de frente social e fundo de serviço a casa fica integralmente relacionada com os jardins, potencializando a expressividade do volume principal, aumentando a circulação, iluminação e ventilação.
A remoção das paredes que conformavam a área de serviços sob o balanço posterior não impacta naquilo que é considerado valor arquitetônico a ser preservado, pois eram paredes divisórias, não estruturais, que já haviam passado por alterações significativas e cuja remoção não contraria o partido arquitetônico. Artigas em outros projetos, como na FAU, estabelece o partido arquitetônico a partir dos elementos em concreto e as áreas mais livremente apropriáveis são demarcadas por paredes não estruturais, passiveis de alteração. A alteração na composição volumétrica na parte posterior, é compensada com a revelação do balanço estrutural e permite uma melhor visualização do painel do volume superior.
O projeto elimina as instalações de quarto e banheiro de empregados. Essa diminuição do programa viabiliza uma nova relação com os jardins que circundam a casa. Ao invés de frente social e fundo de serviço a casa fica integralmente relacionada com os jardins, potencializando a expressividade do volume principal, aumentando a circulação, iluminação e ventilação.
A remoção das paredes que conformavam a área de serviços sob o balanço posterior não impacta naquilo que é considerado valor arquitetônico a ser preservado, pois eram paredes divisórias, não estruturais, que já haviam passado por alterações significativas e cuja remoção não contraria o partido arquitetônico. Artigas em outros projetos, como na FAU, estabelece o partido arquitetônico a partir dos elementos em concreto e as áreas mais livremente apropriáveis são demarcadas por paredes não estruturais, passiveis de alteração. A alteração na composição volumétrica na parte posterior, é compensada com a revelação do balanço estrutural e permite uma melhor visualização do painel do volume superior.
PAINEL ARTÍSTICO DAS FACHADAS
Uma prospecção no painel artístico permitiu encontrar a tonalidade original da tinta branca e azul e o vestígio da argamassa original. O painel estava em péssimo estado de conservação. Descolamento de argamassa e fissuras em grande quantidade e profundidade.Ranhuras na argamassa revelam as diferenças entre o desenho original e a repintura em tinta acrílica. As Jornadas ficaram escondidas atrás da tinta acrílica e foram sublinhados na argamassa após o processo de decapagem. A argamassa de nivelamento foi aplicada para completar as áreas de perda e nivelar a superfície. Foi aplicada tinta mineral à base de silicato para restaurar o painel.
Uma prospecção no painel artístico permitiu encontrar a tonalidade original da tinta branca e azul e o vestígio da argamassa original. O painel estava em péssimo estado de conservação. Descolamento de argamassa e fissuras em grande quantidade e profundidade.Ranhuras na argamassa revelam as diferenças entre o desenho original e a repintura em tinta acrílica. As Jornadas ficaram escondidas atrás da tinta acrílica e foram sublinhados na argamassa após o processo de decapagem. A argamassa de nivelamento foi aplicada para completar as áreas de perda e nivelar a superfície. Foi aplicada tinta mineral à base de silicato para restaurar o painel.
CREDITOS:
CASA DOS TRIÂNGULOS
Residência Rubens Mendonça projeto de Vilanova Artigas de 1956 com painel artístico de Mario Gruber.
RESTAURO: Anna Helena Villela e Silvio Oksman
EQUIPE: Bruna Caracciolo
CONSTRUÇÃO: CEN Engenharia Eng. Carlos Nakazato
RESTAURO DO PAINEL ARTÍSTICO: Andréia Naline Anderson Ribeiro
INSTALAÇÕES: Sandretec Arq. Heraldo Yogi ENG.
Eng. Mary Hashiguchi Minoru Yamamoto
CONSULTORIA ESTRUTURAL: Ycon Engenharia ENG. Yopanan Rebello
ILUMINAÇÃO: Lux Projetos - Ricardo Heder
PAISAGISMO: Arq. Vito Macchione
FOTOGRAFIA: Nelson kon