Memorial
O projeto de intervenção no Museu Paulista parte da compreensão da necessidade de ampliação de áreas técnicas e de um novo acolhimento que incorpore as necessidades atuais e permita plena acessibilidade. Para isto propõe-se um novo eixo de circulação que atravessa o Parque da Independência. Nas suas extremidades são desenhadas novas praças, que integram o jardim francês, a esplanada do museu e o novo programa. É a partir deste eixo que o projeto de intervenção se organiza, marcando claramente os novos acessos e reforçando a monumentalidade do acesso pelo saguão principal.
Assim, ocupa-se a esplanada frontal do edifício inserindo no território esta intervenção com uma delicada interferência nos elementos existentes. Se por um lado não se pretende esconder ou camuflar a intervenção contemporânea, por outro fica evidente a intenção de um diálogo respeitoso entre as novas propostas e o edifício monumento.
O edifício, uma importante obra da arquitetura e engenharia do final do século XIX, é um referencial urbano simbólico: Parque da Independência e Museu Paulista formam um conjunto que configura e qualifica seu entorno. Na escala aproximada, do pedestre, dos usuários cotidianos do Museu e do Parque observa-se um reconhecimento do valor deste conjunto pelo seu valor cultural, ambiental e urbano.

Premiações
2017
Concurso Nacional Museu Paulista
2º Lugar

Publicações
Ficha técnica
Local
Ipiranga, São Paulo
Data do concurso
2017
Arquitetura
Anna Helena Villela, Silvio Oksman, Ariel Someck, Bruna Caracciolo, Maria Beatriz Alves de Souza, Vito Macchione, Ana Paula Tanaka (conservação)
Metrópole Arquitetos + Pires Giovanetti

Veja também

Back to Top