Memorial
A Praça Vilaboim é uma importante praça pública, reconhecida pelos moradores do bairro de Higienópolis principalmente pela sua densa arborização. É essencial para a qualificação do bairro apesar de sua dimensão relativamente pequena. Todo seu entorno se beneficia da qualidade ambiental da praça. Por estes motivos, foi tombada pelo conselho municipal de preservação de patrimônio.
Apesar deste reconhecimento, a praça hoje não oferece à população uma condição boa de uso. Neste sentido o novo projeto para a praça busca reafirmar as suas qualidades e resolver os problemas da configuração atual: baixa permeabilidade visual que leva a falta de segurança, iluminação insuficiente, falta de lugar de estar e falta de manutenção da vegetação e do mobiliário urbano.
O partido arquitetônico adotado foi o de criar uma área de convívio no centro da praça, envolvida por duas grandes áreas permeáveis com árvores e vegetação rasteira sem grades. Desta forma a vegetação protege o centro da praça do tráfego intenso de automóveis de seu entorno.
Nesta área há um desnível de 2 metros entre as ruas Armando Álvares Penteado e Aracaju. Uma suave rampa que garante a circulação entre estes lados da praça resolve as questões de acessibilidade universal. Com um agradável percurso sob as copas das árvores.
O piso se transforma em mobiliário urbano com blocos de várias alturas que criam uma pequena arquibancada que se abre para dentro e fora do parquinho e de forma lúdica funciona como proteção para a área infantil, evitando o uso de grades.
A banca que hoje dá as costas para a praça criando um bloqueio visual, será relocada de modo a permitir a transparência desejada e serão previstas duas áreas para organizar o estacionamento de bicicletas.
Além da preservação das árvores existentes está sendo proposto o plantio de árvores, garantindo a cobertura vegetal do espaço como um todo. Os arbustos serão removidos e, com uma nova vegetação rasteira e árvores, será possível uma total permeabilidade visual. Foram detectados postes e abrigos de luz desativados que também serão removidos. A vegetação, mobiliário urbano e pisos foram pensados para uma baixa manutenção.
Assim, a Praça Vilaboim ampliará sua massa arbórea oferecendo uma área verde mais intensa e a possibilidade de uso pleno todos os dias, o dia inteiro, com segurança e qualidade de espaços

Publicações
Ficha técnica
Local
Higienópolis, São Paulo
Projeto
2016
Arquitetura
Anna Helena Villela, Silvio Oksman, Liz Arakaki, Beatriz Vicino
Paisagismo
Alexandre de Carvalho
Luminotécnica
Ricardo Heder
Imagens
Neorama

Veja também

Back to Top