Memorial
O partido tem duas premissas principais de projeto. A primeira é entender o valor que existe naquele tecido urbano para ser preservado. Decidimos manter a fachada da rua e respeitar o gabarito, de modo que o prédio não se sobressaísse no contexto da Lapa. Depois, dentro de limites, propomos a extensão do espaço público para o interior da construção.
A proposta de um edifício para a gestão do acervo cultural do Museu da Imagem e do Som - MIS PRO, na Lapa, vai ao encontro das atuais intenções de qualificação das áreas centrais da cidade do Rio de Janeiro. Neste sentido a proposta apresentada pretende estabelecer uma relação franca entre o edifício e o espaço público no seu entorno.
O edifício atual do MIS, na Rua Visconde de Maranguape, é um dos remanescentes históricos que compõem o tecido urbano desta área e deve ter sua volumetria e fachada preservados. Seu gabarito será adotado para as novas construções na parte posterior do terreno. Uma avaliação dos demais edifícios construídos no lote levou à conclusão de que não há maiores interesses na sua preservação, principalmente por não atender aos novos usos propostos.
O nível de acesso é uma extensão da calçada, livre de controles. O piso público invade o interno, como uma rua, num convite ao espaço expositivo, à loja, ao café, e aos demais programas. Este partido dialoga com o projeto em construção em Copacabana, no qual a fachada é uma extensão do calçadão.

Premiações
2014
Concurso Nacional MIS PRO
1º Lugar

Publicações
Ficha técnica
Local
Rio de Janeiro
Data do concurso
2014
Arquitetura
Silvio Oksman, Beatriz Vicino, Marjorie Nasser, Vito Macchione
Conservação
Ana Paula Tanaka

Veja também

Back to Top