Esse encontro da obra da Amélia Toledo com a obra do Paulo Mendes da Rocha é muito feliz e desejado. Dois grandes nomes das artes e da arquitetura, que eram amigos.
O partido da expografia foi criar uma exposição fluida sem a interferência de painéis no espaço, possibilitando o pleno diálogo entres as obras e o edifício. Essa solução revela o partido curatorial que busca estabelecer novas relações entre as diversas fases das obras da Amélia.
O processo de implantação das obras foi muito tranquilo, cada uma tinha  seu local certo dentro do museu: a Gambiarra tinha que ficar no acesso ligando os dois níveis, os Campos de Cor na parede de concreto, o canto no único canto do Museu, Caminhos de Cor precisava estar sob a luz da clarabóia, a projeção no trecho com pé direito mais baixo e com luz controlada.
A ideia de trazer a areia para dentro do museu é um convite para que o público mergulhe nesse universo sensorial, mineral e ao mesmo tempo lúdico de Amélia Toledo. A areia clara, trouxe uma nova atmosfera para o museu, clareando o ambiente e evidenciando as cores das obras.
Ficha Técnica
Amélia Toledo: Paisagem Cromática
MuBE - São Paulo -SP 2024

Curadoria: Fernando Limberger
Co-curadora: Daniela Alvez Pinto
Expografia: Anna Helena Villela
Equipe: Pedro Carpinelli

Design Gráfico: Celso Longo

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