Memorial
A Mútua Italiana é um edifício no centro de Amparo - SP (1), tombado por sua relevância cultural, arquitetônica e urbana (Resolução 10, de 11/02/1987) que abrigará um centro cultural. O projeto de intervenção buscou adequá-lo às demandas contemporâneas e potencializar suas qualidades pré-existentes, tanto do ponto de vista do restauro quanto de sua condição urbana - parte integrante do conjunto tombado da cidade de Amparo.
Os programas foram posicionados a partir de uma análise dos espaços do edifício. Os de caráter mais público — café, recepção, acolhimento – foram locados no pavimento inferior, em salas que se abrem para a praça central da cidade. No espaço linear no fundo do terreno foi proposta uma rampa (2) que conecta os diferentes níveis do térreo e o elevador, permitindo a acessibilidade plena e ampliando as possibilidades de fruição do edifício e da relação com a cidade. As áreas culturais ocupam inteiramente o pavimento superior (3 e 4), espaços amplos e flexíveis, com pé direito alto e janelas que se debruçam para a cidade.
Todo o programa relacionado às atividades administrativas foi  posicionado no pavimento inferior, com acesso independente. Nesse mesmo piso complementa-se a quantidade de sanitários para público e funcionários e áreas técnicas. Aproveitando o pé direito alto, um forro em placas de madeira suspensas foi desenvolvido para guardar as novas instalações hidráulicas e elétricas, que passam pelo teto rasgos nas paredes existentes.  
Por fim, na cota alta do lote, na esquina das ruas Oswaldo Cruz e Franco da Rocha, um edifício anexo construído posteriormente foi demolido para dar espaço a um pequeno volume de apoio ao salão principal e uma praça (6) - uma gentileza urbana que permite a circulação por essa cota alta do conjunto.


Ficha técnica
Local
Amparo, SP
Data Projeto
2023
Arquitetura
Silvio Oksman
Coordenação: Camila Vasconcelos e Mariah Peruzzo
Equipe: Amanda Klajner, Caio Aquinaga, Eric Dick, Fabiana Costa
COLABORADORES
Acessibilidade: Elisa Prado
Bombeiros: Paulo Marinho
Climatização: Dobefrio
Estrutura: Yabni Engenharia
Fundações: Gebase Eng. de Solos e Fundações
Instalações elétricas: PQR ma2
Instalações hidráulicas: Benecatto Eng. e Com. Ltda
Luminotécnica: Lux Projetos
Prospecções e analises: KRM
Sistemas: Bettoni Automação e Segurança Ltda.

CRÉDITO DAS IMAGENS
Metropole Arquitet
os

Veja também

Back to Top