Sala de introdução
Sala de introdução
Exposição 02 - Uma história do Brasil - Saguão
Exposição 02 - Uma história do Brasil - Saguão
Exposição 02 - Uma história do Brasil - Saguão
Exposição 02 - Uma história do Brasil - Saguão
Exposição 02 - Uma história do Brasil - Salão Nobre
Exposição 02 - Uma história do Brasil - Salão Nobre
Exposição 1 : Para entender o Museu
Exposição 1 : Para entender o Museu
Mesa síntese
Mesa síntese
Exposição 1 : Para entender o Museu
Exposição 1 : Para entender o Museu
Exposição 1 : Para entender o Museu
Exposição 1 : Para entender o Museu
Exposição 1 : Para entender o Museu
Exposição 1 : Para entender o Museu
Exposição 03: Passados Imaginados
Exposição 03: Passados Imaginados
Exposição 02 - Passados Imaginados
Exposição 02 - Passados Imaginados
Exposição 03: Passados Imaginados
Exposição 03: Passados Imaginados
Exposição 03: Passados Imaginados
Exposição 03: Passados Imaginados
Exposição 03: Passados Imaginados
Exposição 03: Passados Imaginados
Exposição 5: Casas e Coisas
Exposição 5: Casas e Coisas
Exposição 5: Casas e Coisas
Exposição 5: Casas e Coisas
Exposição 5: Casas e Coisas
Exposição 5: Casas e Coisas
Exposição 5: Casas e Coisas
Exposição 5: Casas e Coisas
Exposição 4: Mundos do Trabalho
Exposição 4: Mundos do Trabalho
Exposição 4: Mundos do Trabalho
Exposição 4: Mundos do Trabalho
Exposição 4: Mundos do Trabalho
Exposição 4: Mundos do Trabalho
Exposição 4: Mundos do Trabalho
Exposição 4: Mundos do Trabalho
Exposição 4: Mundos do Trabalho
Exposição 4: Mundos do Trabalho
Exposição 08 - Territórios em Disputa
Exposição 08 - Territórios em Disputa
Exposição 08 - Territórios em Disputa
Exposição 08 - Territórios em Disputa
Exposição 08 - Territórios em Disputa
Exposição 08 - Territórios em Disputa
Exposição 08 - Territórios em Disputa
Exposição 08 - Territórios em Disputa
06 - Coletar: Imagens e Objetos
06 - Coletar: Imagens e Objetos
06 - Coletar: Imagens e Objetos
06 - Coletar: Imagens e Objetos
06 - Coletar: Imagens e Objetos
06 - Coletar: Imagens e Objetos
07 - Conservar: Brinquedos
07 - Conservar: Brinquedos
09- Catalogar: Moedas e Medalhas
09- Catalogar: Moedas e Medalhas
10: Comunicar : Louças
10: Comunicar : Louças
Sistema Expositivo: Mesa síntese
Sistema Expositivo: Mesa síntese
Sistema expositivo: Painéis perimetrais
Sistema expositivo: Painéis perimetrais
Sistema expositivo: Pinturas suspensas
Sistema expositivo: Pinturas suspensas
Sistema expositivo: mesas
Sistema expositivo: mesas
Sistema expositivo: Vitrines autoportantes
Sistema expositivo: Vitrines autoportantes
Expografia das mostras de
longa duração do Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga passou por restauro e ampliação e foi reinaugurado em setembro de 2022. Com seu acervo temático sobre História e Cultura Material, o museu reabriu ao público com 12 mostras inéditas (sendo 11 de longa duração e 1 temporária) totalizando 4.000 peças expostas em 5.456 metros quadrados.
O projeto expográfico buscou afirmar a qualidade de uma intervenção contemporânea em diálogo com a arquitetura eclética do edifício, evitando ao máximo confundir uma e outra por meio de elementos miméticos. Para tanto, foi desenvolvido um sistema expositivo para suporte tanto dos acervos quanto dos recursos de mediação, numa linguagem relativamente sóbria, composta de perfis e chapas metálicas de geometria regular.
Admitiu-se com isso o contraste proposital em relação ao edifício-monumento, cujas paredes de alvenaria decoradas e esquadrias em madeira são inconfundíveis. Tal atitude permitiu a identificação da camada da expografia de maneira sobreposta à construção original.
Aplicado a todo o Museu, com as devidas variações, o sistema confere unidade às exposições de longa duração e permite, ao mesmo tempo, a intercambialidade de seus componentes, com o fim de possibilitar sua reutilização em montagens futuras.
Um dos principais elementos do sistema é o dos painéis perimetrais, assim denominados por revestirem o contorno interno das salas expositivas. São estruturas que permitem o acoplamento tanto de chapas lisas para aplicação de elementos gráficos, quanto de recursos variados, tais como monitores multimídia, nichos para elementos táteis e vitrines. Os artefatos tridimensionais foram expostos no interior de vitrines de aço, acopladas aos painéis perimetrais ou autoportantes soltas no centro das salas;
As pinturas históricas não integradas ao edifício receberam tratamento especial no projeto expográfico, sendo fixadas em suportes metálicos destacados dos planos do fundo. Em sintonia com as perspectivas curatoriais, o modo inusual de expor tais obras buscou enfatizar a condição de artefatos construídos, desnaturalizando o entendimento de “retratos fiéis da realidade”, de acordo com a nova perspectiva da expografia do Museu.
A equipe do núcleo de criação julgou prudente privilegiar a concentração dos recursos de mediação, uma das premissas do projeto, num suporte único, vinculados aos objetos. Com o fim de dirigir-se ao espectro de público mais amplo, as mesas e seus componentes foram projetados segundo os princípios ergonômicos de desenho universal e de autonomia de usuários, permitindo a aproximação para cadeirantes e pessoas de baixa estatura e oferecendo conforto ao toque para pessoas com deficiência visual.
Cada exposição recebeu uma cor aplicada em pequenas superfícies e nos textos e como cor de fundo dos painéis foram escolhidos dois tons de cinza para distinguir os eixos curatoriais: cinza claro nas cinco exposições do eixo “Para entender o Museu” e cinza grafite nas seis exposições do eixo “Para entender a sociedade”. A estratégia auxilia o visitante a identificar exposições que pertencem a um mesmo eixo, ainda que estejam distantes no edifício.
As soluções expográficas adotadas procuraram expressar a natureza crítica das perspectivas curatoriais do museu. Os itens em exposição foram tratados não como objetos preciosos, mas como testemunhas de seus respectivos períodos históricos, oferecendo, assim, uma nova perspectiva para a coleção do Museu Ipiranga.
Ficha Técnica
Local
Museu do Ipiranga, São Paulo
Data
2022
Projeto Expográfico
Coordenação: Ana Paula Pontes e Anna Helena Villela Colaboração: Joséphine Poirot-Delpech,
Aline Zorzo, Bruna Lima Caracciolo,
Mayra Rodrigues e Camila Vasconcelos
Estagiárias: Lia Soares e Teresa Lima
Programa de Exposições
Vânia Carneiro de Carvalho (coordenadora)
Paulo César Garcez Marins (vice-coordenador)
Curadores
Ana Paula Nascimento, Jorge Pimentel Cintra,
Maria Aparecida de Menezes Borrego,
Paulo César Garcez Marins, Solange Ferraz de Lima
e Vânia Carneiro de Carvalho
Projeto de Comunicação Visual e Sinalização Expositiva
Ps.2 Arquitetura + Design
Coordenação: Flávia Nalon e Fábio Prata
Colaboração: Tamara Lichtenstein,
Beatriz Sallowicz e Yugo Borges
Projeto de Multimídia
32 Bits Design Interativo
Danilo Medeiros
Projeto de Luminotécnica
Lux Projetos
Ricardo Heder e Juliana Pongitor
Projeto de Instalações Elétricas
Ramoska & Castellani Projetistas Associados
Projeto de Automação e Dados
Bettoni Automação e Segurança Consultoria
Projeto de Acessibilidade
EPMG Arquitetura e Design
Elisa Prado
Consultoria de Engenharia
Inner Engenharia
Marcelo Bianco
Gerenciamento Geral
FUSP
Gerenciamento de implantação
Velatura restaurações
Produção Executiva
Cristiane Batista Santana
Execução da expografia
Secall

Veja também

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