Memorial
O edifício existente, edifício administrativo da Roche, é composto por térreo mais dois pavimentos. O projeto prevê a ampliação de um pavimento em estrutura metálica e fechamento dos átrios com uma cobertura metálica em policarbonato. As fachadas norte e sul receberão brise de vidro fixo e as fachadas leste e oeste chapa de alumínio expandido. Toda a caixilharia do edifício será substituída e as áreas molhadas reformadas.
As instalações elétricas e hidráulicas de ar condicionado serão modernizadas atendendo às novas demandas de ocupação do edifício. Serão removidos os elementos pré-moldados não estruturais das fachadas externas e internas. As casas de máquinas na cobertura serão demolidas. Os sanitários e copas, e peitoris de todo perímetro serão demolidos.
Com o acréscimo de área, haverá um aumento de população do edifício. Para atender a essa nova demanda e adequar o pátio ao corpo de bombeiro, serão necessárias mais duas escadas de segurança que no projeto serão externas ao edifício. As escadas de segurança existentes nas fachadas leste e oeste serão prolongadas até o novo pavimento e continuarão atendendo às normas previstas pelo corpo de bombeiros.
Os acessos à cobertura e áreas técnicas se darão através de novas escadas de serviço. Os acessos atuais serão demolidos para a construção do novo andar. A construção do novo pavimento, casas de máquinas e auditório serão em estrutura metálica.
O edifício possui uma entrada de acesso local. A escada e marquise atuais serão demolidas e substituídas por elementos de aço, mais coerentes com o novo aspecto do edifício. A recepção será reformada conforme a proposta de arquitetura incluindo iluminação, bancadas, mobiliário e equipamentos.
A escada central ao prédio será mantida e a ligação entre o 2º pavimento e o novo pavimento será através de uma nova escada metálica no vazio do pátio central.
Ficha técnica
Local
Jaguaré, São Paulo
Projeto
2007
Arquitetura
Marcos Acayaba Arquitetos Associados: Marcos Acayaba
Metrópole Arquitetos: Anna Helena Villela, Maria Julia Herklotz, Eduardo Gurian
Colaboração: Vito Macchione, Cecília Torrez, Fernanda Mangini, Julia Ribeiro, Rafael Formigoni
Estrutura
GTP Grupo Técnico de Projetos: José M. Laginha Neto
Beltec Engenharia: Sérgio Nakamura
Fundação
MGGA Consultores de Solo: Ilan Gotlieb
Instalações
AEG Elétrica e Hidráulica: Vlademir Raposo Grazioli
Climatização
HTY: Roberto Hattori

Veja também

Back to Top